O que é balanço patrimonial? Apesar de ser bastante comum ouvir esse termo, é provável que muitas pessoas não conheçam a sua real importância para uma empresa.
Portanto, a contabilidade gerencial afirma que o balanço patrimonial é um dos registros contábeis que contribui para o sucesso de qualquer negócio, afinal, é possível analisar os índices de liquidez de suas contas.
Ficou interessado no assunto? Deseja conhecer mais sobre o balanço patrimonial? Então, este conteúdo foi desenvolvido especialmente para você. Confira!
O que é balanço patrimonial?
Por definição, o balanço patrimonial é um relatório contábil formalizado após o registro de todas as operações financeiras de uma pessoa jurídica em um determinado período.
Dessa forma, esse relatório contábil é responsável por demonstrar toda a situação patrimonial, por meio das contas ativo, passivo e patrimônio líquido de uma entidade contábil.
Portanto, é considerado pelos contadores uma excelente fonte de informações, que otimiza o planejamento financeiro de sua empresa!
Qual a sua importância para as empresas?
Caso você, empreendedor, deseja verificar a atual situação financeira de sua empresa, é interessante acompanhar o balanço patrimonial dela, pois, é por meio dele que todas as contas são organizadas, classificadas e apuradas.
Desse modo, é possível você ter conhecimento de posições patrimoniais, como, por exemplo: bens, direitos e obrigações.
Outra importante contribuição desse registro contábil é que ele comprova a capacidade financeira do seu negócio, caso você necessite de licitações, empréstimos bancários, além de contribuir para a tomada de decisão em seus negócios.
[cta id=’798′]Como as contas do ativo são classificadas?
Se você deseja compreender o que é balanço patrimonial, é necessário entender a classificação de suas contas. Portanto, as contas do ativo são classificadas em ordem de liquidez, partindo dos ativos que podem ser transformados em capital facilmente. Sendo assim, o ativo será dividido da seguinte maneira:
Ativo circulante
Trata-se das contas que uma empresa tem a receber. Dessa forma, podem ser frequentemente alteradas — por exemplo, títulos a receber, estoque e aplicações financeiras.
Ativo não circulante
Refere-se às contas que possuem menor liquidez em relação aos bens do circulante. Portanto, podem ser exemplificas como: valores a receber em longo prazo, investimentos e ações em outras empresas.
Ativo permanente
Consiste nas contas que dificilmente serão convertidas em dinheiro, pois são recursos destinados à atividade da organização, como, por exemplo, máquinas, equipamentos e patentes.
E de que forma as contas do passivo são classificadas?
Já, as contas do passivo são classificadas conforme suas obrigações a serem liquidadas, ou seja, similar à classificação das contas feitas no ativo. Contudo, o passivo tem uma diferença em sua estrutura: ao invés de contar com o grupo das contas do permanente, possui as contas do patrimônio líquido.
Passivo circulante
Representa as contas cuja empresa tem a obrigação de cumpri-las em curto prazo. Desse modo, podem ser representas como salários, fornecedores e impostos.
Passivo não circulante
Refere-se às obrigações em longo prazo, podendo ser exemplificas da seguinte maneira: empréstimos, financiamentos e duplicatas a pagar
Patrimônio líquido
Trata-se do grupo onde consistem os valores da abertura de uma empresa. Suas principais contas são: reservas de lucro, capital social integralizado e reservas de capital.
Agora que compreendemos o que é balanço patrimonial, é importante manter esse registro contábil atualizado — afinal, é o instrumento da gestão contábil mais importante para o seu negócio, pois é possível identificar a liquidez de todas as suas contas.
Este conteúdo foi relevante para você? Deseja saber mais sobre esse assunto? É fácil: basta baixar nosso e-book!
[cta id=’795′]