Toda empresa, independentemente de seu ramo de atuação, depende da boa gestão do setor financeiro. Sem esse controle, a tendência inevitável é a perda da capacidade de manter aquilo que, com o tempo, pode custar a sobrevivência do negócio.
O Sebrae apontou, em recente estudo sobre a mortalidade empresarial no Brasil, que, a má gestão figura entre as principais causas para a falência. Tal deficiência é, geralmente, acompanhada da falta de informação e de qualificação para lidar com as finanças.
Tornar a empresa mais lucrativa e rentável é perfeitamente possível, desde que as pessoas ocupem as funções certas e os processos sejam bem definidos. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!
1. Contrate uma consultoria contábil
O velho ditado popular, segundo o qual, “santo de casa não faz milagre”, de certa forma, nos ajuda a entender as razões que levam empresas a contratarem consultorias externas para tratar de suas finanças.
Brincadeiras à parte, o que acontece em muitos casos é que nem sempre as equipes internas das empresas têm a abertura e a independência necessárias para buscar soluções. Como estão envolvidas nos processos diários, podem ser influenciadas por metodologias que, posteriormente, têm dificuldade em abandonar.
Ao contratar uma consultoria externa, sua empresa cria a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, melhorando os processos por meio de práticas que, de outra forma, permaneceriam desconhecidas.
2. Estabeleça metas diárias
Em um planejamento estratégico, estabelecer metas acionáveis é um dos pontos decisivos para aumentar a produtividade do setor financeiro. Sem saber onde se quer chegar, não é possível identificar melhorias, uma vez que faltam referências.
Sendo assim, traçar metas equivale a incrementar os rendimentos da empresa em um dado período. Um bom ponto de partida é calcular o quanto a organização faturou no último exercício fiscal.
Reveja a performance ao longo dos meses, a fim de detalhar as causas de gastos e, também, dos lucros auferidos. Use essas informações como um benchmarking contábil interno e, a partir desse ponto, trace um novo rumo.
Pode ser, por exemplo, um aumento de 10% no faturamento mensal. Tudo dependerá das informações e dos recursos que estiverem à disposição.
[cta id=’786′]3. Defina rotinas e padronize a comunicação
Traçar metas exige procedimentos capazes de guiar a organização em direção aos objetivos propostos, assim como manter abertos os canais de comunicação. A sua meta é reduzir o endividamento? Então, é justo pensar que a sua empresa deverá cortar gastos. Esses cortes podem ser feitos, dentre outras formas, reduzindo o consumo de água.
Uma forma de garantir essa economia é estipular procedimentos claros, como estipular limites para o tempo de abertura e fechamento das torneiras em banheiros, caso ainda não sejam automáticas. Para garantir o cumprimento dessas medidas, a comunicação é fundamental.
Cartazes, banners e endomarketing são as maneiras mais seguras para que uma mensagem chegue ao destinatário correto. Parece muito simples, mas, para a saúde financeira, faz grande diferença. Pense bem, quais rotinas poderiam ser adotadas com vistas a poupar gastos em sua empresa?
4. Treine e capacite suas equipes
Nenhum empreendimento pode melhorar a performance do setor de finanças sem contar com participação de todos. Profissionais de gestão e de contabilidade são responsáveis indiretos pelos gastos de outros setores, portanto, devem receber constante feedback para que saibam onde estão sendo alocados os recursos da empresa.
Nesse aspecto, é muito importante capacitar contadores e profissionais de gestão, franqueando o acesso a cursos e estimulando investimentos em formação e capacitação. Profissionais atualizados são, sempre, os mais indicados quando se trata de aumentar a produtividade do setor financeiro.
Gostou do nosso artigo? Então, não perca a oportunidade de continuar se aprimorando: conheça 5 motivos para contratar um escritório de contabilidade!
[cta id=’783′]