A situação das empresas já não é mais a mesma. Com a competitividade de mercado aumentando, assim como a exigência dos clientes, tornam-se cada vez mais necessários os serviços de uma controladoria para auxiliar no processo de decisão de uma organização.
Mas você sabe o que é controladoria, para que serve e como funciona? Leia a seguir e entenda esse conceito tão importante para o mundo dos negócios.
O que é controladoria?
A controladoria é um segmento de contabilidade ou administração que é comandada por um gestor chamado de controlador. Funciona, na verdade, como consultoria, atuando fora da pirâmide hierárquica de uma empresa, auxiliando no controle das operações, visando às melhores decisões.
O objetivo da controladoria, primeiramente, é fazer com que a atividade executada por uma organização seja medida e avaliada.
Em seguida, o resultado é comparado com o desempenho dos concorrentes ou outras empresas da área, com o intuito de mostrar aos gestores como é possível melhorar os processos para obter melhores resultados.
[cta id=’798′]Qual a sua importância?
Os avanços tecnológicos e de técnicas de mercado tornaram a competitividade muito grande e os clientes mais criteriosos. Para se destacar em meio à concorrência, é fundamental que a sua empresa tenha um planejamento estratégico voltado para essas novas tendências.
É ai que entra a controladoria na gestão do seu negócio. O órgão tem o propósito de melhorar a tomada de decisões, otimizar o fluxo de informações e aumentar a transparência, tornando o gerenciamento mais sólido.
Algumas das tarefas realizadas são:
- suporte na realização de projeções sobre eventos econômicos que podem afetar as decisões gerenciais;
- elaboração da análise de desempenho de todas as áreas corporativas;
- análise dos resultados econômicos;
- padronização dos sistemas de informação.
Como funciona?
A metodologia da controladoria se baseia no processo de controle. Ela se desenvolve por meio de padrões de qualidade estabelecidos previamente a partir do orçamento e planejamento da empresa.
É essencial que os colaboradores dos níveis mais altos até os operacionais estejam envolvidos, para que as contribuições sejam prestadas em todos os níveis da corporação e haja um equilíbrio. Inicialmente, o processo trata da estruturação de operações contábeis, financeiras e de apoio.
Em seguida, cuida-se do orçamento empresarial, da formação do preço de venda, do fluxo de caixa, dos custos e despesas fixas, das análises de retorno e de várias outras operações relacionadas à gestão contábil. Tudo deve ser feito visando eliminar qualquer risco de desperdício, roubo ou excesso.
Por meio dessas atividades e com a aprovação dos gestores da própria organização, é possível definir padrões de controle e objetivos que devem ser perseguidos para alcançar a melhoria de resultados esperada.
Assim, o controlador pode elaborar uma análise comparativa entre os resultados obtidos e os padrões de controle criados, observando desvios e traçando correções.
Entender o que é controladoria e o quanto ela pode ser útil para melhorar os seus resultados é um passo muito importante para qualquer instituição que deseja alcançar um rendimento acima da média.
Se você gostou do post e acredita que pode ser relevante para outras pessoas, não hesite: compartilhe nas redes sociais!
[cta id=’795′]